SPIDER-MAN: Ala Psiquiátrica
Miles Morales luta com sua moralidade e mortalidade!
Miles Morales, o cliente, é um adolescente que chegou à tempo e vestidos adequadamente para a sessão. Visivelmente ansioso e desconfortável, ele levou vários minutos para explicar por que ele me procurou.
Naquela época, ele admitiu que vários antigos clientes tinham me recomendado para ele.
Em um momento, o cliente perguntou se eu me lembrava de alguns indivíduos diferentes e eu informei a ele que eu não podia revelar, pois há o sigilo profissional.
O cliente ficou muito embaraçado com desculpas antes de finalmente voltar ao tópico.
Em seu papel como um membro dos Vingadores e um herói solo, Morales, que também usa o nome de Spider-Man como seu alter ego, foi recentemente colocado em várias situações desconfortáveis. Em particular, ele encontrou-se consumido com pensamentos de sua imprudência sobre sua identidade secreta, sua frustração contínua com sentimento como se ele estivesse sendo julgado por seu tom de pele e o conflito na comunidade de super-heróis rotulado como Segunda Guerra Civil pela imprensa.
Estou focado no fornecimento de apoio e validação durante toda a sessão. A ênfase estava na garantia de que o cliente saiba que ele tinha o direito de ter os sentimentos que ele estava experimentando e que mesmo em frente a grandes problemas eles eram importantes para ele.
Também fiz questão de fazer perguntas focadas na obtenção de mais detalhes para garantir a competência cultural. O cliente e eu somos separados em termos de fase da vida, condição socioeconômica, raça e etnia, por isso foi muito importante para o mim não fazer suposições sobre experiências ou visões de mundo do cliente ao mesmo tempo demonstrando uma postura aberta e de apoio para fazer o cliente sentir seguro e não julgado, tornando o espaço terapêutico propício para divulgação.
Infelizmente, o cliente estava esperando aconselhamentos em suas decisões mas é algo que eu não poderia fornecer porque esse não é o papel da terapia. Enquanto ele expressou frustração com isso, ele claramente entendido, ele parecia despertar para aprofundar as questões que estão sendo discutidas.
Em minha opinião, este cliente é um indivíduo inteligente, sensível e saudável, que está a reagir adequadamente a situações avassaladoras e altamente incomuns. Ele é um adolescente sendo convidados a tomar decisões sobre a moral que os adultos lutam e sendo solicitado a fazê-lo em um ambiente acelerado e perigoso.
Além disso, ele está sendo convidado a se comportar de uma maneira que seria difícil para qualquer um. Para ser tão responsável quanto a ser um "bom" modelo e para proteger seus amigos e familiares, sem um único deslize durante um tempo de vida, quando deslizes, erros e retas más escolhas são uma parte importante de maturação, é uma carga pesada para todos.
Também digno de nota foi uma breve conversa que tive com o cliente após o termino da sessão enquanto ele fazia as malas para ir embora. Ao que parece, depois da morte de Bruce Banner, ele e alguns de seus companheiros heróis adolescentes encontraram-se muito firme em sua própria mortalidade. O Hulk, para eles, parecia ser imortal, então sua morte acabou deixando os jovens se sentindo muito vulneráveis.
Mais uma vez, dada a natureza da preocupação, dei apoio e validação, incentivando o cliente a voltar para que pudéssemos trabalhar sobre estas questões de forma mais aprofundada.

Nenhum comentário